terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Parabéns São paulo.♥

Parque Ibirapuera

Avenida Paulista.
Ponte Estaiada
Praça da Sé
Parque Villa Lobos.
Masp.
Parabéns, São Paulo...

São Paulo que verdadeiramente eu amo.

O corre-corre, essa mistura de raças, de sotaques, de credos. Essa pressa de viver e de morrer. Sangues e amores, aristocracia e miséria, pratos, doces.
São Paulo do meu Corinthians, um time que nasceu à luz de lampião no no bairro Bom Retiro .

O Pacaembú, o Morumbí.O largo São Francisco da Faculdade onde estudou o baiano Castro Alves. A esquina que o outro poeta baiano - Caetano - cantou. A favela. A periferia. A Paulista, A Luz.O Brás.

A Sé. Rua Direita, o mercado, o Tietê (que dó), Ibirapuera, Jardins, o MASP, o Arena...

Tantos cantinhos desta cidade por falar, mas hoje, um especial há de ser lembrado. Onde tudo começou. O Páteo do Colégio.
Um dia me sentei lá num banco, olhei aquele muro comido por quatrocentos e tantos anos e fiquei imaginando os indios e os jesuitas ali, trabalhando arduamente, colocando pedra por pedra, cercados por um imenso verde, próximo daquele vale.

Indios e padres. E uma imensidâo verde.

Ouviam pássaros e o vento. Catavam estrelas com as mãos.As mesmas mãos que carregavam as pedras e cortavam as árvores para construir uma pequena igreja.

Eles não sabiam que ali, com suas mãos estavam iniciando uma das maiores metrópoles do mundo! Eles não sabiam que estavam ali em poucas pessoas, preparando a vida de milhôes outras de pessoas que pisariam aquele mesmo solo nos próximos séculos. O solo sagrado de São Paulo onde eu nasci, vivo e certamente vou morrer. Mas enquanto vivo, vou aqui morrendo de amores por esta terra cinzentamente linda, da garoa e do trabalho.

Obrigada São Paulo Cidade que Amoo.♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário